Ícone do site O Juruá Em Tempo

Em quase um ano, MP ofereceu 16 denúncias de estupro de vulneráveis no interior do AC

O Ministério Público do Acre (MP-AC) ofereceu 16 denúncias criminais por estupro de vulneráveis na cidade de Manoel Urbano, interior do Acre, em 2018. Os casos foram registrados entre os meses de março e dezembro do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15).

O promotor de Justiça Júlio César de Medeiros informou que os dados contabilizados são os maiores registrados nos últimos seis anos. Em um dos casos, o promotor falou que o MP-AC ofereceu denúncia contra o suspeito e os pais da criança, que seria omissos ao abuso.

“Foi chamando minha atenção que eram muitos casos. Nesse último ano houve mais casos do que nos seis anos. Isso não ocorre como fenômeno na população. A sociedade não começou a praticar esses crimes, é uma estratégia de atuação. Tenho certeza que em outros municípios se for realizado uma atuação efetiva vai aparecer casos”, destacou.

Um dos casos registrados na cidade foi de um comerciante preso suspeito de manter relações sexuais e engravidar a entrada de 13 anos. A prisão ocorreu em outubro do ano passado, quando a adolescente estava no terceiro mês da gestação. No depoimento, o suspeito falou que as relações sexuais foram consentidas pela adolescente.

Em alguns dos processos já houve audiência de instrução, julgamento e sentença. Medeiros acrescentou que os dados são resultados do trabalho do Ministério Público com a comunidade.

“Estimulamos a população a denunciar, fizemos seminários sobre o tema, entrevistas coletivas, investigamos e vimos que tinha bastante caso que era conhecimento da polícia. Começamos a mobilizar todo mundo e denunciar pais que estavam omissos e permitiam que os filhos fossem abusados dentro de casa”, relatou.

Por Aline Nascimento

Sair da versão mobile