Ícone do site O Juruá Em Tempo

Gladson Cameli empossa novo secretariado e faz piada com a cor do tapete

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), e o seu vice Werles Rocha (PSDB) empossaram na manhã desta quarta-feira,2, em Frente ao Palácio Rio Branco, na capital, a equipe de gestão que vai compor o quadro de secretários e chefes de autarquias pelo quadriênio 2019/2022.

Em seu discurso de boas-vindas aos secretários, o governador exigiu honestidade e criatividade dos gestores. “A partir de agora, os senhores terão que oferecer respostas que aliviem a dor da nossa gente, do nosso povo. Não é mais nem menos, todos serão cobrados de acordo com o desafio que ousaram aceitar. Por isso, recomendo que sejam corajosos. É preciso encarar de frente os problemas que podem atrasar o nosso estado. Sejam honestos, essa é mais que uma recomendação, é uma exigência. Poderão surgir tentações em seus caminhos, não tolerem a corrupção porque eu não tolerarei os corruptos.”

Segundo o novo governador, “é necessário buscar soluções inovadores e eficientes” para contornar as adversidades. Ele também salientou a importância dos gestores serem acessíveis. “Sejam humildades, saibam que um secretário não é uma autoridade, nem mesmo o governador é. Somos todos empregados do povo e da população.”

O discurso foi lido na integra por Cameli que, ao tentar improvisar na oratória, fez sátira com relação a cor do tapete. “Esse tapete poderia ser azul, mas ele é vermelho. Mas eu quero dizer que o tapete é vermelho porque é de gala, como muitos dizem”, afirmou entre risos.

Dos 14 secretários de Estado, empossados pelo novo governador do Acre, apenas quatro são mulheres (28%), sendo menos da metade da equipe composta por mulheres. Em sua reforma administrativa, Cameli extinguiu a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), conquista antiga do Movimento de Mulheres do Acre. Segundo pesquisa recente divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, serão necessários 202 anos para que as mulheres tenham os mesmos salários que os homens.

Confira a lista do novo secretariado:

Secretaria de Estado da Casa Civil – José Ribamar Trindade de Oliveira

Secretaria de Estado de Gestão Administrativa – Maria Alice Araújo

Secretaria de Estado da Fazenda – Semírames Maria Plácido Dias

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte – Mauro Sérgio Ferreira da Cruz

Secretaria de Estado de Saúde – Alysson Bestene Lins

Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano – Thiago Rodrigues Gonçalves Caetano

Secretaria de Estado de Comunicação – Silvania Pinheiro Diniz

Secretaria de Estado de Planejamento – Raphael Luiz Bastos Júnior

Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo – Eliane Pereira Sinhasique

Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia – Anderson Abreu de Lima

Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – Paulo Guilherme Salvador Wadt

Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Geraldo Israel Milani Nogueira

Secretaria de Estado de Segurança Pública – Paulo Cézar Rocha dos Santos

Secretaria de Estado de Polícia Civil – Rêmulo César Pereira de Carvalho Diniz.

Sair da versão mobile