Na maior escola de ensino médio de Cruzeiro do Sul, Dom Henrique Ruth, a fila dobrou a esquina na manhã desta segunda-feira (14). Muitos pais chegaram na noite do dia anterior para não perder a oportunidade de matricular os filhos na unidade de ensino, que é considerada com melhor desempenho na qualidade do ensino da segunda maior cidade do Acre.
As matrículas da escola Dom Henrique Ruth tiveram início nesta segunda (11) e se estenderam até a próxima sexta-feira (25). No primeiro dia, foram abertas matrículas para os alunos que foram direcionados por meio do zoneamento, aqueles que concluíram o ensino fundamental e moram mais próximo da unidade de ensino.
Temendo ficar sem vaga para os filhos, os pais começaram a chegar a partir das 20h deste domingo (13). Outros chegaram na madruga e aqueles que deixaram para ir a partir das 7h, tiveram que encarar uma fila extensa, como foi o caso da camareira Maria Lúcia da Silva, que teve que chegar mais tarde no seu trabalho para esperar a hora de matricular o filho.
“Teve gente que chegou aqui ontem, mas acho que não tinha essa necessidade, porque quando o aluno sai de uma escola que vai para a outra já vem encaminhado. Não sei porque fazem isso, porque se torna até mais difícil para matricular para a gente que tem prioridade”, reclamou a Lúcia.
Preocupado com a segurança dos pais que passariam a noite em frente da escola, o diretor Jair Costa solicitou o apoio da PM, que intensificou o policiamento no bairro. No entanto, o diretor afirmou que não há a necessidade dos pais chegarem com tanta antecedência.
“Não há essa necessidade, mas, mesmo a gente orientando os pais, eles vêm e passam a noite aguardando para serem os primeiros. Mas, lembramos que ninguém vai ficar sem estudar. A escola tem vagas suficientes para atender a nossa comunidade do zoneamento e para disponibilizar vagas para a comunidade em geral que tenha interesse”, garante Costa.

