Os moradores do Ramal Mariana, localizado na comunidade Santa Rosa, denunciaram que a empresa de incineração de resíduos, a Liberdade Ambiental, está enterrando lixo de forma ilegal no ramal. Os aterros estão sendo feitos próximos açudes da região, o que é considerado crime ambiental.
A professora Gorete Amaral, moradora da comunidade, gravou um vídeo em que é possível ver uma máquina retroescavadeira enterrando o lixo e jogando barro para fechar o buraco.
“Minha vizinha disse que eles cavaram muito e que está boiando lixo. Tem colchão velho, placenta, lixo de hospital, tem tudo e eles estavam terminando de tapar o buraco. É uma tristeza. Tá todo mundo arrasado”.
Gorete explica que após denúncia dos moradores, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) visitou o local na segunda-feira, 7, e autuou a empresa. Porém, nesta terça-feira, 8, trabalhadores da empresa foram flagrados enterrando resíduos novamente.
Ainda segundo a professora, a Liberdade Ambiental vem causando problemas há algum tempo. Inclusive, alguns moradores venderam suas residências por causa do mau cheiro e problemas causados pela empresa. “Estamos pensando em fazer uma manifestação, chamar o prefeito, e fechar a estrada até as autoridades virem aqui e mandar desenterrar todo esse lixo. Se não, ninguém vai ficar em paz”, afirmou.
A redação tentou entrar em contato com responsável pela empresa mas não conseguimos contato até o momento.
Por Bruna Mello – O Juruá Em Tempo

