Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Grazi Massafera desabafa: ‘Sou subjugada em relação aos namorados e ao meu corpo’
  • Entenda o motivo da saída de Ronnie Von da RedeTV!
  • Deslizamento de terra deixa cidade na Itália à beira do precipício
  • Cachorro comunitário é morto a tiros no Paraná
  • Flamengo acerta a contratação de Lucas Paquetá por 42 milhões de euros
  • Guerra na Ucrânia causa maior baixa em exército russo desde a Segunda Guerra
  • Alckmin conversa por telefone com vice-presidente da China
  • Em visita ao Panamá, Lula confirma reunião com Trump em março
  • Promessa da natação do Acre é contratada pelo Fluminense aos 15 anos
  • Acre teve média de 63 ocorrências diárias dos bombeiros em 2025, aponta levantamento
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, janeiro 28
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Centro de Tratamento de Integração Sensorial: superando o autismo e doando amor

Por Redação Juruá em Tempo.18 de fevereiro de 20192 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Inaugurado em julho do ano passado, o CENTRIN – Centro de Tratamento de Integração Sensorial é especializado no atendimento às crianças com autismo.

A iniciativa, que une investimentos da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e da ONG Blue Angel, é referência no Norte do país, sendo pioneira no Acre e em Rondônia.

“Há um ano, minha filha foi diagnosticada com autismo. Como não havia atendimento especializado aqui, tive a ideia de montar um espaço para o tratamento dela. Entretanto, ao perceber que número de crianças com autismo em Cruzeiro era maior do que eu imaginava, decidi estender o atendimento às famílias e buscar parcerias”, relembra o médico Mazinho Maciel, um dos coordenadores do espaço.

A clínica engloba todo o núcleo familiar, é o que explica o Dr Mazinho. “Cada autista tem suas próprias peculiaridades, de modo que tratamento é individualizado e abrange toda a família”, salientou o médico, complementando que “o tratamento do autista se dá nas 24 horas do dia.” 

Antenado, Dr. Mazinho participou, recentemente, da Primeira Conferência Internacional sobre Autismo, promovida nos Estados Unidos. A iniciativa cruzeirense chamou atenção mundo e será retratada em dois documentários – um com uma produtora norte-americana e a outra é norueguesa. 

“Hoje em dia, temos parceria com o mundo inteiro e convites para troca de experiência no México, Espanha e Moçambique. O que nasceu para auxiliar as crianças de Cruzeiro do Sul tem se tornando gigantesco. Vale salientar que isso tudo não teria surgido sem a contribuição do prefeito Ilderlei Cordeiro, pois os atendimentos ofertados são de média e alta complexidade, o que não fica na competência da Prefeitura. A princípio, a Secretaria de Estado de Saúde nos negou, mas o prefeito topou essa empreitada e aqui estamos hoje”, destacou o médico.

A instituição oferece gratuitamente à comunidade: terapia ocupacional, serviço clínico de fonoaudiologia, neurologia, pediatria, psicologia, entre outros. Atualmente, o Centro atende 40 famílias. A expectativa para 2019 é ampliar as vagas.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.