Inaugurado em julho do ano passado, o CENTRIN – Centro de Tratamento de Integração Sensorial é especializado no atendimento às crianças com autismo.
A iniciativa, que une investimentos da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e da ONG Blue Angel, é referência no Norte do país, sendo pioneira no Acre e em Rondônia.
“Há um ano, minha filha foi diagnosticada com autismo. Como não havia atendimento especializado aqui, tive a ideia de montar um espaço para o tratamento dela. Entretanto, ao perceber que número de crianças com autismo em Cruzeiro era maior do que eu imaginava, decidi estender o atendimento às famílias e buscar parcerias”, relembra o médico Mazinho Maciel, um dos coordenadores do espaço.

A clínica engloba todo o núcleo familiar, é o que explica o Dr Mazinho. “Cada autista tem suas próprias peculiaridades, de modo que tratamento é individualizado e abrange toda a família”, salientou o médico, complementando que “o tratamento do autista se dá nas 24 horas do dia.”
Antenado, Dr. Mazinho participou, recentemente, da Primeira Conferência Internacional sobre Autismo, promovida nos Estados Unidos. A iniciativa cruzeirense chamou atenção mundo e será retratada em dois documentários – um com uma produtora norte-americana e a outra é norueguesa.
“Hoje em dia, temos parceria com o mundo inteiro e convites para troca de experiência no México, Espanha e Moçambique. O que nasceu para auxiliar as crianças de Cruzeiro do Sul tem se tornando gigantesco. Vale salientar que isso tudo não teria surgido sem a contribuição do prefeito Ilderlei Cordeiro, pois os atendimentos ofertados são de média e alta complexidade, o que não fica na competência da Prefeitura. A princípio, a Secretaria de Estado de Saúde nos negou, mas o prefeito topou essa empreitada e aqui estamos hoje”, destacou o médico.
A instituição oferece gratuitamente à comunidade: terapia ocupacional, serviço clínico de fonoaudiologia, neurologia, pediatria, psicologia, entre outros. Atualmente, o Centro atende 40 famílias. A expectativa para 2019 é ampliar as vagas.