As chuvas que atingem a cidade de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, tem preocupado a gestão municipal. O deslizamento de terra no bairro da Baixada tem posto em risco ao menos 70 casas, segundo informou o prefeito da cidade, Isaac Pianko.
Uma equipe dos bombeiros de Cruzeiro do Sul deve chegar à cidade ainda nesta quarta-feira (6) para inspecionar a área e o prefeito não descarta decretar estado de emergência.
Oito famílias já foram retiradas dessas casas e a previsão é que mais 10 precisem sair ainda nesta quarta. Porém, a chuva não dá trégua e pode dificultar essa remoção. Outro obstáculo é a falta de local para abrigar essas famílias que precisam sair de suas casas.
As famílias precisam sair. O Corpo de Bombeiros vai fazer o laudo, alguns moradores ainda resistem. Mas, por enquanto, estamos abrigando nas escolas. Vamos ver se conseguimos três escolas para colocar o pessoal. Estamos apenas aguardando o Corpo de Bombeiro para fazermos a burocracia e decretarmos situação de emergência”, diz o prefeito.
Na cidade, o Rio Juruá está em 10 metros nesta quarta, segundo o prefeito. Ele diz que a maior preocupação agora não é a cheia, mas sim os deslizamentos de terra.
“Nessa situação não teríamos condições de manter essas famílias e o município não tem terra hoje para colocar essas pessoas. Estamos solicitando uma medida de emergência, pedindo algum espaço para acomodar essas famílias. A chuva está muito forte e o meu medo é a terra desabe dentro do rio. Isso é uma bomba relógio”, finaliza.
Deslizamento atinge ao menos 70 casas em Marechal Thaumaturgo — Foto: Divulgaçãoo/Asscom Prefeitura

