Realizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF/AC), a Plenária Itinerante de 2019 ocorreu em Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira, 22. Além do público local, participaram empresários e profissionais da região, vindos das cidades de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
O evento deste ano tem como foco discutir as novas regras para o funcionamento de farmácias. A partir deste ano, os empreendimentos terão que contar com farmacêutico durante oito horas – até então eram necessárias apenas seis horas. Além disso, foi debatido também convênio com o Sistema “S” para os membros do CRF e a atuação das instituições nacional (CFF) e estadual que regulamentam a profissão de farmacêutico.

“Após a criação do curso superior para farmacêutico no Acre, o estado já tem uma quantidade expressiva de profissionais e agora os empreendimentos podem atender a lei nacional de 1973, que afirma a necessidade de ter o farmacêutico nas farmácias durante todo o horário de funcionamento”, explica Romeu Cordeiro, conselheiro do CFF. Ele esclarece ainda que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público havia sido firmado entre os sindicatos e empresários para a adequação à realidade local de Cruzeiro do Sul.
“O TAC aponta que agora a necessidade será de permanência do farmacêutico por oito horas, e quem ganha é a sociedade que terá o profissional por duas horas a mais”, afirma Romeu, pontuando que o Termo abrange apenas Cruzeiro do Sul.
A farmacêutica Laune Cunha fala da importância do profissional e da ação do Conselho. “Muitas vezes o cliente está com apenas uma gripe e chega pedindo um antibiótico. Por isso, quanto mais estivermos qualificado, mais podemos ajudar a população esclarecendo dúvidas e fazendo uma atenção farmacêutica melhor”, afirma.
O presidente do Conselho, João Vitor Italiano Braz, aponta também a importância trabalhista desta ação. “A categoria ganha muito e é valorizada, passa a receber por mais horas de trabalho e a população ganha por ter a segurança de um atendimento profissional qualificado”.