Ícone do site O Juruá Em Tempo

Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul possui controle de medicamentos abortivos

Para evitar uma gravidez indesejada, é importante que o casal faça seu planejamento familiar. A ação é desempenhada pelo Estado, por meio do Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul que, a fim de evitar acidentes, também possui controle com os medicamentos abortivos.

No Brasil, o aborto é legal e assegurado pela Rede Pública de Saúde nas seguintes situações: quando a gravidez oferece risco à vida da mulher, quando a gestação é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico.

“A maternidade tem instrumento de controle da distribuição do medicamento também utilizado em caso de abortos legais. Isso torna quase impossível que haja desvio ou subtração do produto”, salienta Fernando Rossi, gerente do Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul.

Fernando alerta sobre uso indevido da medicação. “O uso indevido do misoprostol pode trazer consequências sérias, levando até a perca do útero”, ressaltou o coordenador que observa ainda a importância de os jovens realizaram planejamento familiar. 

“Extremamente importante que as pessoas tenham consciência das responsabilidades de se ter um filho, principalmente os jovens. Em Cruzeiro, 25% dos partos realizados na maternidade de jovens entre 10 a 19 anos”, endossou.

Sair da versão mobile