As ações foram iniciadas na manhã desta quinta-feira, 14, na Comunidade do Santa Luzia do Pentecoste, na zona rural do município de Cruzeiro do Sul – AC. Somente a Comunidade é responsável por 5% de todos os casos de malária registrada no ano passado.

Ao todo, serão entregues até o final do mês de fevereiro, 4.600 mosquiteiros impregnados somente na Vila Santa Luzia do Pentecoste, onde residem mais 15 mil pessoas. Em todo município de Cruzeiro dos Sul, na zona urbana e rural serão 20 mil equipamentos de combate à malária.
De acordo com Muana Araújo, Coordenadora do Setor de Entomologia, de janeiro até agora, 864 casos de malária já foram contabilizados. Em 2018, a secretaria municipal de saúde registrou 12.868 casos da doença.
Para Muana, ouve redução de 70% nos índices da doença em ralação ao ano passado.
“Para que possamos obter resultados positivos é preciso que a população entenda a necessidade de fazer o uso adequado do mosquiteiro. Todas instruções estão sendo repassadas por nossas equipes, de casa em casa. Também está sendo entregue um calendário, onde mostra o período que os moradores podem lavar o material. Só lembrado que inseticida é reativado cada vez que é feito a lavagem e tem validade de ação de 4 anos”, disse.
O prefeito Ilderley Cordeiro participou da entrega dos materiais juntamente com a secretária municipal de saúde, Juliana Alves.
“O importante é ter amor e o respeito pelo próximo. Quando faz um trabalho como esse, de forma preventiva, isso mostra que você realmente está cuidando da população. A saúde na minha gestão tem sido prioridade. Não podemos deixa que os nossos trabalhadores padeçam e sofram tendo que trabalhar com uma doença tão terrível como é a malária. Eu mesmo já fui acometido sete vezes pela doença e sei como é difícil conviver e ter de trabalhar debilitado. Vamos lutando para diminuir, cada vez mais, os índices da malária no nosso município”, finalizou Ilderley.