Adolescentes serraram duas grades de dois alojamentos do Centro Socioeducativo Santa Juliana, em Rio Branco, para tentar fuga em massa por volta da 0h30 desta segunda-feira (18). Conforme o diretor do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Rogério Silva, a intenção dos menores era render o agente e libertar todos do pavilhão que abriga 37 menores.
“Os agentes acharam estranho a insistência dos adolescentes em pedir água à 0h30, quase 1 hora e aí ele chamou o restante da equipe e chamaram também uma equipe da Polícia Militar (PM) e começaram um processo de vistoria quando conseguiram identificar que duas grades tinham sido serradas”, explica.
Dois alojamentos tiveram as grades cerradas e, em cada uma deles, havia seis adolescentes. A serra e certa quantidade de entorpecente foram encontrados dentro de um dos alojamentos.
Ao identificar a intenção do grupo, os agentes retiraram os adolescentes e levaram para outro alojamento, onde foi feito um procedimento de contenção, conforme explica o diretor do ISE.
Procedimento administrativo
O diretor diz que um procedimento administrativo já foi instaurado, registrada notícia crime, e feito relatório e perícia no local. E, depois do processo de apuração, o adolescente já foi identificado e os fatos serão comunicados ao Ministério Público do Acre (MP-AC) e ao Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) para que tomem as providências necessárias.
“Pediremos à nossa assessoria jurídica para emitir um procedimento para a gente responsabilizar o familiar. Suponhamos que tenha sido a mãe do adolescente que tenha levado a serra e inserindo dentro de uma sandália havaiana para entrar no local”, diz.
Após o procedimento de contenção as grades já foram soldadas e recolocadas no lugar.

