Natural de Cruzeiro do Sul, o deputado Nicolau Júnior (PP) foi eleito na semana passada, presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O parlamentar conseguiu 22 votos e presidirá a casa pelos próximos dois anos.
Com 24 anos ao concluir a faculdade de Direito em Manaus, no ano de 2009, Nicolau Júnior retornou para Cruzeiro do Sul onde concorreu a eleição em 2010 também para deputado estadual, mas não conseguiu obter a vitória. “Em 2010 perdi por poucos votos, mas adquiri muita experiência.”
Já em 2013, Junior foi eleito pela primeira vez, quando tinha apenas 30 anos e foi o deputado mais jovem da legislatura 2015/2018. Apesar da pouca idade, Júnior sempre esteve à frente das atividades da casa legislativa.

Nicolau foi reeleito em 2018 com 7.509 votos, quase o dobro do número de votos recebidos em seu primeiro mandato. Para ele, a política deve ser usada como instrumento para melhorar a vida das pessoas.
“A pauta mais importante é ajudar o povo do Acre, que está passando por muita dificuldade. Esse é o nosso maior objetivo”, declarou o presidente.
O parlamentar cruzeirense também reafirmou seu compromisso com a população do Juruá.
“Vou poder ajudar ainda mais o meu Juruá e o Acre por inteiro. É uma honra e uma satisfação estar aqui, podendo contribuir tanto com minha cidade, Cruzeiro do Sul, quanto com os outros municípios do estado. A população pode esperar um presidente muito focado, que vai estar 24 horas pensando no bem estar das pessoas juntamente com o Governo do Estado”.
Cruzeiro do Sul: Família e Amigos
No primeiro mandato como deputado estadual, Nicolau foi um dos parlamentares que mais buscou melhorias para as comunidades carentes, em especial as localizadas na região do Juruá. Ele também participou ativamente das Comissões do Poder Legislativo Acreano. O parlamentar é casado com Isla Messias e pai de Liz Messias Cândido, de 1 anos e seis meses.
Filho de Maria Lice Correia e do empresário Nicolau Cândido da Silva, o deputado possui residência fixa em Cruzeiro do Sul, onde costuma ser visto caminhando pelas ruas da cidade.
Nicolau aproveita as horas vagas com a família e amigos de infância, que sempre se reúnem para praticar pescaria, se aventurem em trilhas e realizam atividades humanitárias na região. “Ele tem um coração enorme, além dos nossos momentos de lazer ele sempre convida, e nos incentiva, a realizarmos eventos que visam ajudar a população carente da nossa cidade”, disse Júnior Melo, um dos amigos mais próximo do parlamentar.
Além disso, o parlamentar é cunhado do governador Gladson Cameli, casado com a irmã de Nicolau, Ana Paula Correia Cameli. Gladson é um dos maiores incentivadores e responsável pelo início da carreira política de Nicolau Júnior.
União entre os Parlamentares
Após falar de sua expectativa como presidente, Nicolau disse que, na nova legislatura, a democracia dos debates entre os blocos de situação e oposição vai prevalecer.
“Nossa prioridade para o início de mandato é deixar a Casa organizada, ter um parlamento unido e focar para ajudar o governo nos desafios que virão pela frente. Meu objetivo é ser o melhor, quero que daqui a dois ou quatro anos eu seja um exemplo de presidente na Assembleia”.
Nicolau também destacou o apoio de sua legislatura às comissões da casa. “Esta casa continuará aberta à população, aos nossos trabalhadores. Daremos todo o suporte para que as comissões funcionem. A união prevalecerá, trabalharemos diariamente para atender os anseios do nosso povo”.
Mesa Diretora
Após a eleição, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ficou definida da seguinte forma:
Deputado Nicolau Júnior (PP) – presidente; deputado Jenilson Leite (PCdoB) – 1º vice-presidente; deputado Luiz Gonzaga (PSDB) – primeiro-secretário; deputada Antonia Sales (MDB) – segunda-secretária; deputada Maria Antônia (PROS) – 3ª vice-presidente; Jonas Lima – terceiro-secretário e deputado Chico Viga – quinto-secretário.