Durante todo este sábado e domingo (23 e 24), o Governo do Estado está realizando atendimentos especializados em Neuropediatria e Reumatologia no Hospital de Dermatologia Sanitária de Cruzeiro do Sul. A ação faz parte do acolhimento de pacientes da regional Juruá e Tarauacá/Envira. Pelo menos 130 pessoas devem ser atendidas em Cruzeiro do Sul por médicos especialistas que estão no município pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

A Coordenadora da Regional de Saúde, Raquel Batista, explica que a ação visa atender aqueles pacientes do TFD [Tratamento Fora do Domicílio] que já se encontravam ha bastante tempo sem acompanhamento. “Apesar das dificuldades que encontramos, estamos tentando oferecer o melhor para nossa população, muitas dessas pessoas estavam há bastante tempo sem receber o atendimento necessário, com isso, decidimos trazer especialistas para que possam realizar as consultas, atualizar as receitas e, se houver necessidade, estaremos encaminhando para Rio Branco”, explicou a Coordenadora.
Segundo a coordenadora, são 60 pacientes de neuropediatria e 60 pacientes de reumatologia, além de 15 vagas para crianças com espectro de autismo, que serão atendidas no Centrin (Centro de Tratamento para crianças com autismo de Cruzeiro do Sul), em parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Há profissionais também de fisioterapia e fonoaudiologia.
Umas das pacientes que estava à espera da consulta, fez questão de destacar a importância de receber esse atendimento em Cruzeiro do Sul. “Acho importante que possamos ter esses atendimentos especializados aqui, pois, mesmo recebendo o apoio do governo no deslocamento até Rio Branco, sempre temos alguns gastos, com isso conseguimos economizar também”, disse a paciente.