Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Carnaval de Cruzeiro do Sul terá 79 vagas para empreendedores locais
  • Redução da gasolina ainda não tem efeito garantido nas bombas do Acre, diz sindicato
  • Casal é preso por receptação ao comprar celular roubado em boca de fumo na capital
  • Acusado de homicídio é preso na casa da influenciadora Iasmyne Sampaio na capital
  • Governo do Acre altera início do ano letivo de 2026 no ensino médio
  • Lote residual do IRPF libera R$ 776,8 mil para mais de 500 contribuintes no Acre
  • Jovem que teve testa tatuada com frase ‘eu sou ladrão e vacilão’ é preso após furtar unidade de saúde em Diadema
  • Idoso é preso no Acre por suspeita de crime sexual contra criança
  • Homem é preso por suspeita de atentado e tinha arsenal ilegal em casa, no Acre
  • Inep volta atrás e diz que não lançará aplicativo para emissão de diploma do ensino médio
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, janeiro 27
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Cruzeiro do Sul

Rio Juruá chega a 13,66 metros e sobe para 24 o nº de famílias desabrigadas em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.7 de fevereiro de 20193 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O nivel do Rio Juruá chegou a 13,66 metros na manhã desta quinta-feira (7), ultrapassando a cota de emergência, que é de 13,65 m, e afetando diretamente mais de 6 mil moradores de Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

Por conta da cheia, 24 casas já foram desocupadas pelas famílias e a prefeitura anunciou que se prepara para decretar situação de emergência ainda nesta quinta.

Ao menos quatro bairros da segunda maior cidade do Acre e três comunidades ribeirnhas já estão alagadas. De acordo com a Defesa Civil, na zona urbana já são mais de 4 mil moradores que estão com as casas atingidas pela água e mais de 2 mil nas comunidades às margens do rio.

Desses locais, 24 famílias já foram obrigadas a sair de casa. Dessas, dez foram encaminhadas para um abrigo coletivo montado pela prefeitura em um ginásio de esportes. Mas, sete famílias preferiram ir para casas de familiares e outras sete foram encaminhadas para Aluguel Social.

O vendedor ambulante Rubens Silva foi obrigado a sair de sua casa no bairro Miritizal, na tarde desta quarta-feira (6). Ele conta que no mesmo bairro onde mora, outras famílias já estão convivendo com a água acima dos assoalhos das casas e resistem em deixar suas moradias.

“Ainda tem lá várias famílias para vir. Uma delas é a minha mãe que já está com a água a um palmo acima do assoalho e ainda não quis sair, mas acho que hoje ela não vai mais ficar, porque a situação está ficando a cada dia mais complicada”, disse o morador que está com sua os filhos e a mulher no abrigo coletivo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Lima, devido ao volume de chuvas na região, a previsão é que o manancial continue elevando o seu nível e outras famílias já estão solicitando apoio para sair de casa.

“As ligações estão sendo constantes agora. Só até as 6 horas desta manhã já recebi a solicitação de mais seis famílias que serão retiradas ainda nesta quinta. O rio continua subindo e acredito que até ao meio-dia chegue a cota de 13,70 metros e teremos uma quantidade bem maior de famílias desalojadas que serão levadas para o abrigo”, disse Lima.

Para receber as solicitações de apoio, a prefeitura montou uma tenda no porto da cidade, onde os moradores das áreas alagadas são atendidos na hora de pedir socorro. O prefeito em exercício, Zequinha Lima, anunciou que o município deve decretar estado de emergência ainda nesta quinta.

“É uma situação preocupante, mas já estávamos prevendo isso e nos preparamos de forma antecipada para evitar ao máximo os transtornos para essas famílias que terão total apoio nesse período. Como há uma tendência de elevar ainda mais o nível e já atingimos a cota de que podemos decretar estado de emergência, vamos fazer isso ainda hoje para acionarmos os nossos parlamentares e a esfera federal para que possamos solicitar ajuda e termos as condições necessárias para diminuir o sofrimento dessas famílias”, informou o prefeito.

Abrigo foi montado em ginário no interior do Acre  — Foto: Mazinho Rogério/G1

Abrigo foi montado em ginário no interior do Acre — Foto: Mazinho Rogério

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.