Ícone do site O Juruá Em Tempo

AMAZONAS: Com apoio do Governo, Prefeitura de Guajará inicia Campanha de Vacinação contra gripe H1N1

Com grande movimento nas unidades de saúde, começou nesta quarta-feira (20), a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Guajará. A imunização nesta etapa é direcionada às crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade, gestantes, idosos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores. 

O prefeito Ordean Silva se reuniu com o governador Wilson Lima. Na oportunidade o prefeito agradeceu ao Governador por ter reconhecido a situação excepcional do município em relação às síndromes respiratórias por conta do período sazonal das chuvas na região. “Aqui, quero deixar o nosso reconhecimento e agradecimento ao Governador Wilson Lima e ao Deputado Cabo Marciel, pela parceria, por esse diálogo. Isso é importante para que nós possamos fortalecer nossas ações e cuidar da saúde do povo Guajaranese”, disse o prefeito. 

A vacina é trivalente e também imuniza contra a gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1). A meta é vacinar 95% da população, que fazem parte dos grupos-alvo da campanha no município.

Todos os funcionários da Secretaria da Saúde estão focados na campanha, segundo o secretário de Saúde, Braz Melo. “Todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde passaram por uma capacitação, sobre as ações estratégicas deste o período de vacinação. Nosso objetivo é atender nossa população da melhor maneira possível”, informou o secretário.

“A vacina vai chegar a todos os municípios”, garantiu o governador, e a estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas, que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para ser imunizado.

Números Atuais no Estado 

De acordo com a última edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, atualizada na tarde desta sexta-feira (15/03) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), foram notificados 586 casos, sendo  106 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 92 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

São 26 óbitos por H1N1 no Estado, sendo 21 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins, um em Itacoatiara e um em Japurá. Ainda segundo o boletim, são seis óbitos confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

Em relação aos pacientes que evoluíram para óbitos, dos 33 ocorridos neste período entre fevereiro e março, 72% faziam parte de grupo de risco mais vulnerável para formas graves, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

A campanha contra a gripe irá terminar no mês de maio.

Sair da versão mobile