As técnicas do bom jornalismo pregam a ética e a checagem minuciosa dos fatos. Após divulgar informação inverídica sobre o repasse da Prefeitura de Cruzeiro do Sul à ONG CBCN, o Portal do Juruá publicou nesta quinta-feira, 28, matéria de retratação para repor a verdade.
Em nota, o veículo afirma que erraram ao “informar que o valor do último repasse da Prefeitura de Cruzeiro do Sul para ONG CBCN”. O valor apontado pelo site, anteriormente, não se refere ao pagamento mensal, mas aos meses de janeiro, fevereiro e março.
O gestor do veículo foi recebido pela equipe municipal que esclareceu os números, numa demonstração de transparência das contas públicas. A nota de retratação salienta ainda que: “vale lembrar que esse com esse repasse do ano de 2018, foram comprados caminhões novos, equipamentos de proteção individual, pagamento de todos os funcionários, aluguel de máquinas, aluguel de aterro sanitário, compra de combustíveis, contratação de médicos para realização periódica de exames dos garis, pagamento para realização operacional dos serviços, além de um projeto educacional ambiental. ”
“Já com repasse do ano de 2019, foram atendidas todas as demandas já citadas acima, além da compra de insumos para pavimentação das ruas, e maquinários para realização do trabalho operacional com o asfalto”, explica a nota.
A contratação dos serviços de uma ONG viabiliza à gestão a otimização dos recursos públicos, tendo em vista que a instituição é adepta a incentivos fiscais, o garante um serviço com preço abaixo do mercado.
O questionamento que fica é: quem encomendou a reportagem? Seria algum adversário do prefeito Ilderlei Cordeiro?

