Uma publicação feita pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), em sua rede social pessoal chamou a atenção nesta terça-feira, 26. Um Tbt, gíria popular na internet que significa throwback Thursday, e pode ser traduzida do inglês como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado e/ou que deem saudades.
Então, vamos ao que interessa. Seria saudade de que ou do que? Será sinalização de uma tentativa de reaproximação? Fontes seguras dão conta de um encontro recente entre Neri e Marcus Alexandre (PT) após meses sem ao menos se falarem.
É de conhecimento público que a relação dos dois inexiste desde que Marcus Alexandre deixou a cadeira de prefeito e Socorro assumiu, dia 7 de abril do ano passado, quando Alexandre iniciou sua caminhada pelo Acre ainda como pré-candidato a governador. De lá para cá, a relação dos dois que já não era das melhores, piorou muito.
A contribuição de Socorro Neri na campanha, como gestora do maior colégio eleitoral do Acre foi inexpressiva, e isso ajudou a piorar a relação.
Após a derrota de Marcus Alexandre, muita coisa mudou na gestão que ele havia deixado. Neri enfim mostrou a que veio…
A vice que virou prefeita deu curso a um processo de despetização e desmonte na estrutura que Marcus Alexandre criou. Recentemente, uma reforma administrativa foi amplamente noticiada pela imprensa. O que mais se viu foi Socorro Neri explicando as razões da medida. Entre elas, dizia estar “arrumando a casa”. Teria alguém deixado desarrumada, então?
A prefeita falava em enxugamento da máquina, em redução de cargos comissionados, de extinção de secretarias mas, na prática, o que mais se viu no DOE meses depois foi tão somente a acomodação de pessoas que haviam integrado o governo anterior, ou que fizeram parte de gabinetes de parlamentares que não se reelegeram. Quase todos “técnicos despreparados” nomeados nas secretarias. Uma sequência de decisões equivocadas das mais diversas, total negligência na relação política, erros em série que levaram a popularidade da prefeita da capital a despencar, e a ser alvo de duras críticas por parte da população.
Na capital, nunca se viu tantos buracos. Eles estão por toda parte. A infraestrutura da cidade precisa de mais cuidado. Rio Branco está judiada. Seria a falta de um prefeito engenheiro?
Sobre a Despetização, ela de fato aconteceu e ainda está em curso. Diversos secretários foram penalizados e demitidos apenas por serem do PT. A competência, doação, história, nada foi levado em consideração por Neri. É o que dizem nos bastidores da política da capital.
Em relação ao desmonte na estrutura criada por Marcus Alexandre e por ela também, que era sua vice-prefeita, tendo sido candidata e eleita com ele, ajudando a construir o plano de governo apresentado à sociedade, estranhamente, exatos dois anos depois ela, a estrutura de governo, já não servia mais, teve que ser desmontada, destruída.
A Secretaria de Esporte, por exemplo, criada por Alexandre e que teve expressivo protagonismo em sua gestão, com Neri deixou de existir. Assim como as Secretarias da Mulher, de Juventude, Direitos Humanos, Igualdade Racial, e Articulação Comunitária. Muito se fala em políticas sociais e em “bem coletivo”, mas falar é muito fácil, o povo quer ver é o discurso sendo praticado. Antigos aliados lamentam que retrocessos como esses tenham acontecido justamente em governos de esquerda, que lutaram tanto por essas bandeiras, pelo esporte, pela cultura, pelas mulheres, pelas políticas sociais.
De volta ao Tbt do início do texto, convém questionar: será que Marcus Alexandre volta a ser importante para Socorro Neri? Aparentemente a prefeita começa a pensar sobre 2020. Mesmo demonstrando pouco apreço pelo Partido dos Trabalhadores, ela sabe que, por seu prestígio e sem poder concorrer ao cargo (pois seria uma segunda reeleição) Alexandre deverá ser um dos importantes articuladores políticos da próxima disputa para prefeito de Rio Branco. Assim sendo, e após ter feito a negação do todo e de tudo que a levou da UFAC para a cadeira de prefeita da capital do Acre, Neri parece querer pedir socorro ao petista Marcus Alexandre. O mundo dar muitas voltas…

