O Juruá Em Tempo

Câmara de Vereadores de Rio Branco debate situação da previdência dos servidores públicos

Compreendendo a importância de se cuidar da vida funcional dos servidores públicos municipal, por indicação do vereador Rodrigo Forneck (PT), a Camara de Rio Branco realizou nesta sexta-feira, 15, uma audiência pública para debater e explanar a situação da previdência no Executivo e Legislativo.

Rio Branco possui o Certificado de Regularidade Previdenciária aprovado pela União, o que demonstra o equilíbrio das contas públicas do município. Em 2018, a Prefeitura alcançou a primeira colocação no Indicador de Situação Previdenciária (ISP), que avalia as capitais do Brasil.

A audiência contou com a participação dos parlamentares Lene Petecão, Artemio Costa, Mamed Dankar e João Marcos, do ex-vereador Raimundo Vaz, de servidores públicos, sindicalistas, de representantes do Conselho Fiscal e de gestores do Instituto Previdenciário de Rio Branco (RBPREV), que esclareceram dúvidas e apresentaram a dinâmica das contas públicas.

“Rio Branco encontra-se numa situação estável, haja vista que desde 2013, anualmente são realizadas reavaliações da situação financeira de futuro. E a alíquota complementar de financiamento, aprovada ainda pelo prefeito Marcus Alexandre, estabelece um plano de equilíbrio atuarial”, explicou a diretora-presidente do RBPREV, Raquel de Araújo Nogueira.

Segundo líder do Executivo na Câmara, Rodrigo Forneck, os vereadores têm papel de cuidar da cidade. A nossa missão também passa pelo zelo com a máquina pública, em especial, com servidores, que merecem um salário justo e pago em dia, boas condições de trabalho e a garantia da aposentadoria”, salientou parlamentar, que também preside da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação.

Como desdobramento da audiência, Forneck sugeriu que a casa legislativa encaminhe à Prefeitura a proposta para a criação de cargos no RBPREV e, posteriormente, a realização de concurso público, tendo em vista que o instituto foi criado em 2013 e carece de um quadro mais amplo de servidores.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck

Sair da versão mobile