Ícone do site O Juruá Em Tempo

Daniel Zen denúncia atual secretário de Educação

Em mensagem que circula nos grupos de educação do Acre, o secretário da pasta Mauro Sérgio acusa o antigo governo de deixar armadilhas para a atual gestão. O deputado estadual Daniel Zen questiona quais seriam esses “gatilhos” ou se o secretário está praticando “denunciação caluniosa”, o que seria crime. 

A cobrança de Daniel Zen foi postada em sua página de Facebook no último sábado, 16, e traz o texto de autoria de Mauro Sérgio, que aponta possível boicote do antigo governo. “Porque, se isso for verdade, é uma acusação grave (de boicote), tem de ser levada adiante ao Ministério Público e demais órgãos de controle competentes. Agora, se for só uma tentativa de justificar os seus próprios erros, o senhor pode ser acusado de denunciação caluniosa. E isso é crime, amigo…”, afirma Zen. 

O ano letivo começa nesta segunda-feira, 18, com grande atraso e pode prejudicar os alunos, principalmente aqueles que têm enem para realizar este ano. Em muitas cidades, as aulas não começaram de verdade, pois os professores não foram devidamente lotados. 

Parte da confusão ocorre devido a um processo seletivo conturbado realizado pelo governo do Estado. Em 17 de janeiro deste ano, o governo realizou uma retificação ao edital original, colocando a cláusula exigindo “o cumprimento do prazo de quarentena ou carência, que é o intervalo de 24 meses em que o professor temporário/provisório tem de observar antes de celebrar um novo contrato temporário”. 

Isto gerou um impasse, pois o número de professores aprovados que acabavam de sair do contrato temporário no último ano, havendo protestos e revolta. O governo teve que voltar atrás de seu edital retificado e anunciou que iria contratar todos os professores classificados, independente da carência.

Sair da versão mobile