Início / Versão completa
Política

Deputado Jonas Lima chama Bolsonaro de ‘doido’, durante reunião com indígenas

Por Redação Juruá em Tempo. 27/03/2019 14:07 Atualizado em 27/03/2019 15:45
Publicidade

Durante a manhã de hoje, quarta-feira, 27, indígenas inconformados foram até a Assembleia Legislativa protestar contra a proposta do Ministério da Saúde, que almeja extinguir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e repassar para os municípios a responsabilidade de oferecer assistência à saúde da categoria. O assunto polêmico, foi bastante discutido e gerou duras críticas ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que foi taxado de ‘doido’ pelo Deputado Estadual Jonas Lima (PT).

Publicidade

“Temos que chamar a atenção de nossos deputados federais, dos nosso três senadores, do nosso governador. Se vocês verem, desde que retiraram a presidente Dilma e o presidente Temer, desde então só retiraram os direitos de vocês. Esse governo que tá ai, que eu nem chamo o nome dele. Ele é um doido”, disse o parlamentar.

Além disso, o parlamentar fez questão que as comunidades indígenas devem se mobilizar em prol da própria categoria, já que o atual governo ‘não gosta de pobre’.

“Eles vão arrancar todos os nossos direitos adquiridos. Pode ter certeza disso. O governo que está aí ele não gosta de pobre”, finalizou.

Publicidade

Em brasília…

A Deputada Federal Perpétua Almeida (PT), também defendeu melhorias para a classe indígena e leu na tribuna o relato dos trabalhadores da saúde indígena, alertando que o Ministério da Saúde deixou de repassar os recursos para as 34 unidades de atendimento do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Acre e que muitas aldeias já estão sem atendimento e vários servidores estão sem receber salário.

“A saúde indígena está abandonada. Solicitei ao Ministério da Saúde que repasse os recursos e assuma os cuidados com as comunidades das aldeias. Temos índios doentes sem atendimento, sem medicação e servidores da secretaria trabalhando sem receber. É um absurdo. O Governo Federal precisa dar atenção para essas comunidades. A Secretaria Especial de Saúde Indígena não pode ser extinta. Precisamos fortalecê-la”, declarou a deputada federal Perpétua Almeida.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.