Com o deslizamento de terras que atingiram quase 400 casas, em Marechal Thaumaturgo no mês de fevereiro, o prefeito Isaac Piyãko decretou Situação de Emergência no último dia 12. Completando quase um mês, ainda aguarda o reconhecimento do decreto por parte do governo Federal para poder ampliar o atendimento às famílias atingidas.

Já foram retiradas 29 famílias e levadas para abrigos, aluguel social ou casa de parente. “Estamos fazendo tudo que é possível para atender as famílias, conforme orientação da Defesa Civil. Na parte burocrática, já enviamos as informações e decretamos emergência, aguardamos agora o reconhecimento do governo Federal para termos recurso e ampliar o atendimento para a população atingida”, explica Piyãko.
O prefeito alerta ainda que algumas famílias já tinham sido retiradas das áreas de risco atingidas, porém retornaram mesmo sob proibição. Uma das políticas públicas realizadas pela prefeitura para resolver a ocupação das áreas de risco é um projeto de lei ampliando o perímetro urbano da cidade.
O projeto já foi realizado e enviado para a Câmara de Vereadores analisarem e aprovarem. “Com essa questão fundiária resolvida, podemos realizar o deslocamento das famílias que moram em área de risco para localidades com mais dignidade e seguras”, afirma o prefeito.
Atualmente, mais de 2000 alunos tiveram o início das aulas adiadas pela prefeitura, devido a situação de emergência. Diversas famílias estão abrigadas em escolas públicas.