24.9 C
Juruá
domingo, abril 28, 2024

Mais de 70 presos estão com tuberculose em presídios do Acre, segundo Iapen

Por

- Publicidade -

Ao todo, 79 detentos das unidades prisionais do Acre estão em tratamento de tuberculose, segundo dados do Instituto de Administração Penitenciária do estado (Iapen-AC) divulgados.

Conforme o levantamento, somente na unidade prisional da capital acreana, Rio Branco, 58 presos estão em tratamento da doença. Além disso, foram registrados nove casos no presídio de Sena Madureira, oito no de Tarauacá, três na unidade de Senador Guiomard e um em Cruzeiro do Sul.

A gerente de Saúde do Iapen, Ingrid Suarez, informou que o tratamento da doença leva seis meses e que nos primeiros 15 dias, período mais crítico de contágio, os presos ficam isolados.

O Iapen afirmou que todas as regionais têm equipes de saúde para controlar os tipos de patologias, principalmente a tuberculose. Segundo a gerente, o ambiente prisional acaba sendo mais propício para o desenvolvimento da doença.

“Por conta do ambiente que é mais úmido, aglomerado, a propagação dessa doença é mais fácil. Mas, isso não quer dizer que nós entramos em um surto. Quando o preso começa com os sintomas, que é a tosse há mais de um mês, febre, emagrecimento repentino, a gente já faz o exame. Em caso positivo, ele é notificado e já medicado no mesmo dia. A gente não pode esperar nenhum dia”, afirmou Ingrid.

A gerente ressaltou que a taxa de cura é alta nas unidades prisionais do estado, uma vez que todos os dias as equipes de saúde entregam a medicação aos doentes e, com isso, a chance de abandono do tratamento é quase zero.

“São muitas as ações de prevenção à tuberculose e outras doenças. Todos os dias de visita de família, a gente tem equipe fazendo as orientações e até testes rápidos no caso dos familiares que apresentam algum sintoma da doença”, concluiu Ingrid. Com informações do Portal G1.

- Publicidade -
Copiar