Moradores do Polo Benfica fecharam a rodovia AC-40, no início da manhã desta quarta-feira(17), em protesto por melhorias no ramal. Uma das maiores preocupações do grupo é que por conta da via e que os ônibus acabem tendo que parar de circular no local.
O protesto começou por volta das 6h30 e terminou por volta das 9h. A Polícia Militar foi acionada para manter a ordem e tentar negociar com os moradores. O diretor de Articulação Comunitária da Prefeitura de Rio Branco, Ailton Castro, se reuniu com alguns moradores e negociou a liberação da via.
O que ficou acordado entre a prefeitura e os manifestantes foi que as obras de melhorias da via vão começar na segunda-feira (22). Caso a promessa não seja cumprida, os manifestantes ameaçaram fazer um novo ato.
De mãos dadas, os manifestantes usaram pneus para impedir a passagem de carros, ônibus e motocicletas.
“A principal reivindicação é que a prefeita mande máquinas para arrumar o ramal do Polo Benfica, porque nós já estamos em condições intrafegáveis”, reclama a moradora de outro Ramal Pantanal que fica nas proximidades, Ely Martins.
Ainda conforme a moradora, o motorista do ônibus que faz a linha do Polo teria dito que a partir da próxima semana o serviço seria suspenso por falta de condições do tráfego.
“A gente já tentou fazer essa negociação de várias formas. Pessoas já se reuniram pedindo a melhoria desse ramal e foi prometido, porém, com poucos dias, foi parado”, complementa a moradora.
A estudante Aline de Freitas conta que a situação para trafegar de motocicleta é cada dia mais difícil. “A gente chega sujo, atrasado por causa das condições do ramal. É muita lama, muitos buracos”, lamenta.
Princípio de tumulto
Os condutores que precisavam ir e vir, tanto sentido Rio Branco/ Senador Guiomard e Senador Guiomard/Rio Branco, ficaram irritados com a situação, tentaram furar a barreira e foi registrado um princípio de tumulto.
O comandante do Batalhão de Trânsito, major Ezequiel Bino, disse que Polícia Militar tentou resolver a situação da melhor forma possível.
“Na verdade, os condutores querem passar, eles estão no seu direito, querem chegar ao trabalho e aí as pessoas aqui não querem que eles passem pelo local e teve um conflito entre essas pessoas, explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/T/9/hlROJFRJqJyRSuuZ6vsw/protesto2.jpg)
Congestionamento se formou na rodivia e atrapalha quem passa pelo local — Foto: Alcinete Gadelha/G1
Prefeitura diz que vai intervir em pontos críticos da rodovia
O diretor de Articulação Comunitária da Prefeitura de Rio Branco, Ailton Castro, garantiu que as obras nos pontos mais críticos do ramal devem ser iniciadas na segunda (22).
“A prefeitura vai intervir nos pontos críticos, no corredor de ônibus. Isso já estava no cronograma e, na semana que vem, a equipe já entra fazendo os pontos críticos onde estão precisando ser feitos o serviço de terraplanagem”, disse.
De acordo com Castro, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, autorizou que a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) retorne à comunidade para recuperar os pontos críticos que fazem parte do corredor de ônibus, que é uma das grandes preocupações. Por Alcinete Gadelha, G1

