Compreender o fluxo dos trabalhos é fundamental para inspecionar a qualidade do serviço público. Foi com esse intuito que o vereador Rodrigo Forneck (PT) visitou a Usina de Asfalto da Empresa Municipal Urbanização de Rio Branco (Emurb).
Além conversar com servidores e se certificar das condições de trabalho, o parlamentar dialogou com a gestão sobre o planejamento das atividades da OperaçãoVerão, que se inicia na próxima segunda-feira, 22.
“Estivemos na Emurb para acompanhar de perto a qualidade da massa asfáltica aplicada em Rio Branco. Conversamos com cada servidor para entender o papel deles e, principalmente, para reafirmarmos a nossa confiança nos serviços prestados”, salientou Forneck.

Criada na década de 80, a Emurb atua diretamente na manutenção das vias públicas. A empresa emprega 180 servidores. Toda a massa asfáltica produzida na usina passa por uma inspeção da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) – órgão responsável pelo desenvolvimento do padrão de qualidade do asfalto produzido.

Segundo o presidente da Emurb, Marco Antônio Rodrigues, a usina tem capacidade de produzir 100 toneladas de asfalto/hora. “No ano passado nós produzimos uma média de 250 toneladas/dia. Mas, com a ampliação das frentes de trabalho, a expectativa é quepossamos duplicar a quantidade de produção de massa asfáltica e triplicar os serviços de manutenção, em relação ao ano de 2018”, endossou o gestor.
Uma grande família
Quem conhece mais a fundo o cotidiano de trabalho da Emurb, logo percebe que os servidores se tratam como uma grande família. Contratado na empresa há 28 anos, Francisco das Chagas, 52 anos, enche o peito e abre um largo sorriso quando fala da parceria com o filho.
“A Emurb é, praticamente, a minha vida. Eu tenho orgulho de vestir a farda dessa empresa”, exalta Chaguinha, como é conhecido Francisco, que chegou à Rio Branco ainda solteiro e casou-se com a mãe de Flávio, que hoje divide os afazeres de trabalho com o pai.
Flávio Andrade é maquinista e foi aprovado no último concurso da Emurb. “É um prazer enorme trabalhar ao lado do meu pai. Entrei na empresa há cinco anos, na época eu tinha 18 anos. Trabalhar na Empresa de Urbanização de Rio Branco é um privilégio, pois tenho a missão de cuidar da nossa cidade”, frisou.
Operação Verão
Neste ano, a Prefeitura de Rio Branco vai investir R$ 50 milhões em infraestrutura, durante a Operação Verão. A recuperação, manutenção e limpeza das vias públicas envolverá cerca de 700 trabalhadores. De acordo com o cronograma de trabalho, 1.500 ruas serão recuperadas, em 227 bairros da capital.
A ação será executada pelo Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), Emurb, RBTrans, Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC) e Secretaria de Meio Ambiente (Semeia).
Ascom Ver. Rodrigo Forneck

