Rio Branco, Acre, 25 de setembro de 2020

Rodrigo Forneck defende investimentos no ensino público superior

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Defensor da Cultura e Educação, o vereador do PT, Rodrigo Forneck, se manifestou contra a decisão do governo de reduzir em 30% o orçamento das instituições federais. Na Universidade Federal do Acre (Ufac), a medida resulta na perda de R$ 15 milhões em investimentos, enquanto no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac), o corte representa a redução de R$ 5,8 milhões.

“Estamos vendo uma ação do governo federal, muito bem orquestrada, para sucatear de vez a educação pública no Brasil. O plano é esse: eles deixam de fortalecer o ensino público e potencializam o privado, para que cresça e protagonize no país”, endossou o parlamentar durante a sessão desta quinta-feira, 9.

Rodrigo, que é presidente da Comissão de Cultura no Parlamento Municipal, tem se posicionado contra todos os retrocessos sociais. “Primeiro eles querem precarizar, tornar o ensino público fraco, colocando em cheque o conteúdo, cursos e métodos de ensino das universidades federais. Em seguida, cortam recurso e investimentos para que, de fato, os resultados caiam e, paralelamente, o ensino privado entre em ascensão”, destacou.

Segundo o vereador, o governo federal atua na defesa de interesses particulares de empresários, sacrificando os direitos da população, a exemplo da proposta de Reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro, que usurpa os direitos trabalhistas e beneficia os mais ricos.

Durante a audiência pública sobre a Reforma da Previdência, promovida Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Rodrigo sugeriu que uma outra reunião fosse realizada, desta vez, com a presença dos parlamentares federais do Acre. “Os acreanos precisam saber a quem seus representantes, eleitos pelo voto, servem: se ao povo ou não. Os deputados federais e senadores precisam olhar nos olhos dos trabalhadores para discutir essa reforma”, declarou.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.