O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cruzeiro do Sulpromove nesta sexta-feira, 17, uma ação de conscientização sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A atividade é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado neste sábado, 18 de maio.
Essa data foi escolhida em homenagem a menina: Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta brutalmente.
Segundo o coordenador do Creas, Cleiton Souza, o objetivo da campanha é alertar a população para casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Cruzeiro do Sul, além de dar orientações para prevenir e informar sobre formas denunciar os crimes.
“A violência sexual é algo que acontece todos os dias dentro dos lares do Brasil e, geralmente, as pessoas que são violentadas sexualmente precisam de apoio psicológico. O Creas é uma instituição que dá esse apoio psicológico através de uma psicóloga e um grupo de assistentes sociais”, explica.
Em Cruzeiro do Sul, o abrigo Fundação Betel acolhe crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual. Atualmente, o local abriga 12 crianças.
A coordenadora do abrigo, Dâmares Pereira Vasconcelos, fala da importância de denunciar esse tipo de crime. As denúncias podem ser feitas através do Disk 100 ou na sede do Conselho Tutelar do Município.
“Temos que se conscientizar que abuso sexual é crime. No interior, ainda existe a cultura de que é normal os pais terem relações com os filhos. Mas graças as campanhas que fazemos e a educação através das escolas, essas informações estão chegando até esses locais mais distantes”.

