Ícone do site O Juruá Em Tempo

Ilderlei Cordeiro inicia tratativas para implantar 1º colégio militar municipal do Acre  

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul irá implantar o primeiro Colégio Militar Municipal do Acre em 2020. No Acre, já existem três unidades estaduais, sendo duas em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul.

A iniciativa do prefeito Ilderlei Cordeiro acompanha a tendência de militarizar o ensino público. No Brasil, mais de 120 escolas públicas têm gestão compartilhada com militares.

“Os jovens estão cada dia mais interessados em buscar essa nova modalidade de disciplina, e isso me despertou a ideia de trazer para o município”, disse.

Após tratativas com o Ministério da Educação (MEC), a prefeitura buscou parceria com o Corpo de Bombeiros do Acre e a Polícia Militar. E nesta terça-feira, 21, ocorreu a primeira reunião para iniciar o cronograma de implantação da escola.

A instituição que terá gestão compartilhada ainda não foi definida, mas o prefeito quer implantar, pelo menos, três unidades no município.

“Vamos escolher a escola ainda, conversar com os pais dos alunos. Se possível, vamos implantar duas ou três escolas por que vamos fazer uma parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Não queremos apenas uma escola municipal militar, queremos mais. Se possível três escolas”.

Para o secretário de Educação do Município, Amarízio Saraiva, a iniciativa é muito bem-vinda.

“Vamos fazer uma construção dessa proposta ao longo de seis meses, para que possamos ter um projeto sólido sem nenhum transtorno para a comunidade escolar, professores e pais. Queremos fazer algo bem planejado para transformar a vida dessas crianças que irão para essas escolas”.

O comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Batista, destacou o interesse do Governo do Estado em apoiar a iniciativa, que trará benefícios tanto para os alunos como para a comunidade cruzeirense em geral.

“Essa escola cívico militar é uma escola compartilhada. Todo o ensino pedagógico é com a Secretaria de Educação. A equipe de militares do colégio vai levar um pouco de hierarquia, civismo, para que eles sejam cidadãos melhores. O governador Gladson Cameli quer montar essas escolas militares e o Corpo de Bombeiros está dando condições para que isso aconteça”, disse, ao acrescentar que militares da reserva devem ser convocados para participar da equipe de gestão da escola.

 

Sair da versão mobile