O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Clodoaldo Rodrigues (PR), acompanhado de outros parlamentares da casa, realizaram na manhã desta quinta-feira, 16, visitas ao Lar dos Vicentinos e Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul, com a intenção de averiguar algumas situações repassadas pela sociedade em geral. Na agenda estiveram os vereadores Ronaldo Onofre (PDT), Antônio Cosmo (MDB), Sinhor (MDB), Mazinho da BR (MDB), Franciney Freitas (PT), João Keleu (PDT), Clodoaldo Rodrigues (PR), Carlos Alves (MDB), Chaguinha Do Povo (PDT) e Romário Tavares (MDB).
No Lar dos Vicentinos, os vereadores estiveram reunidos com a Irmã Mônica Xavier, diretora, que ressaltou que o local poderia ser fechado, caso o governo do estado não cumprisse o pagamento de alguns funcionários do local.
“Há um convênio com a secretaria de Saúde do Estado para pagar um fisioterapeuta, sete auxiliares de enfermagem e uma enfermeira. São cerca de R$ 17 mil mensais. Como o repasse não é feito desde novembro de 2018, nós usamos os nossos recursos pra honrar os salários e não deixar que o atendimento aos idosos perdesse a qualidade. Só que para esse pagamento de maio já não temos como pagar e sem esses profissionais é impossível cuidar dos nossos idosos. E esse dinheiro que usamos está fazendo muita falta em outras áreas. Chegamos no nosso limite”, ressaltou a diretora.

Compromissados com a população e com o bem estar dosidosos que ali moram, os vereadores fizeram questão de prometer buscar soluções rápidas, para que o Lar dos Vicentinos continue com seu funcionamento normalmente.
“Estivemos aqui para ouvir o que os coordenadores e as irmãs tinham a falar sobre a situação do local. Iremos nos reunir, com todos os vereadores, e enviaremos um ofício ao gabinete do governador Gladson Cameli, solicitando soluções com urgência, para que o lar continue funcionando normalmente. Fomos informados que alguns deputados já estão se articulando em Rio Branco, para que isso aconteça, mas como vereadores, também iremos buscar unir forças para que o atual governo resolva essa situação o quanto antes”, ressaltou o presidente da casa, Clodoaldo Rodrigues.
Hospital do Juruá
Após a visita ao Lar dos Vicentinos, os vereadores se encaminharam ao Hospital do Juruá, onde estiveram reunidos com o diretor Dr. Marcos. Lá, os parlamentares buscaram informações sobre o estoque de medicamentos do hospital, já que parte da população reclamava da falta no local.
“Nosso hospital hoje, atende cerca de 250 mil pessoas, já que nosso atendimento não é exclusivo dentro de Cruzeiro do Sul, sendo que várias pessoas de outros municípios passam por aqui. As vezes é difícil atender todo mundo, mas hoje, nosso estoque de medicamentos e outros utensílios necessários dentro de um hospital, é bom, temos como atender as demandas. Existem algumas dificuldades, deixadas ainda pelo governo passado, mas estamos se reunindo com o governo para que possamos resolver estes”, ressaltou o diretor da unidade.

Agradecidos pelas explicações, os vereadores fizeram questão de parabenizar o trabalho do diretor e toda sua equipe, já que diante da situação financeira que se encontra o estado, esforços de todos os lados tem sido notório, para que o trabalho siga sendo realizado da melhor maneira para a população cruzeirense.
“O Doutor foi muito gentil com todos os parlamentares, repassando todas as informações necessárias sobre a situação do local, e saímos daqui alegres, já que mesmo com a situação financeira apertada, o trabalho vem sendo feito da melhor maneira. Lógico, sabemos que existem necessidades, e estas precisam ser corrigidas, mas esperamos que nossos Deputados Federais e nosso governador, possam estar sempre buscando, melhores condições na área da saúde para a população de Cruzeiro do Sul”, ressaltou o vereador João Keleu (PDT).

