Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar uma iguana que estava no topo de um poste no Centro de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, nesta segunda-feira (10). O animal foi salvo e levado para uma área de floresta.
O autônomo Franeci Souza, de 62 anos, foi quem avistou o animal no poste, próximo às lojas no Centro da cidade. Segundo ele, ficou preocupado tanto com o bicho, quanto com a segurança das pessoas com a possibilidade da iguana bater na rede de energia e provocar um curto-circuito.
“Cheguei para trabalhar bem cedo da manhã e o vi lá, aí decidi que tinha que fazer um jeito de resgatar e liguei para os bombeiros. Ele estava em um local inseguro e, devido á fiação, ele poderia entrar em contato com a energia e provocar uma situação mais complicada”, disse Souza.
A equipe de resgate levou menos de meia hora para retirar o bicho do poste. Os bombeiros chegaram ao animal e pelo telhado de um prédio e não tiveram dificuldades para fazer a captura.
“O animal encontrava-se em um lugar bem hostil, mas pelo posicionamento, não foi preciso solicitarmos a empresa de energia para desligar o sistema, pois estava favorável para a captura do animal que está tranquilo”, disse o sargento Alexandre Cavalcante.
A ação dos bombeiros chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local que torciam para que o animal não saltasse do poste antes de ser resgatado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o resgate de animais que saem do habitat natural e entram e locais de riscos ocorre com frequência na segunda maior cidade do Acre.
“O Corpo de Bombeiros tem profissionais capacitados para esse tipo de situação e estamos sempre para servir. Não sabemos como esse animal chegou até ali, mas situações como essa, às vezes até mais complicadas, acontecem sempre e a gente trata de salvar. Vamos levá-lo para uma área de selva para que ele esteja seguro”, afirmou Cavalcante.
Por Mazinho Rogério

