Um trabalho que pretende alcançar mais de 500 produtores está mostrando a força da agricultura familiar em Tarauacá. A Cooptacre está desde o começo do ano renovando seu modelo de trabalho e comercializando a produção local, fortalecendo sua independência e autonomia dos trabalhadores rurais cooperados.
Farinha de mandioca, farinha de tapioca, goma, tucupi, polpa de frutas, banana, abacaxi, são alguns dos produtores vendidos diretos pelos produtores para o consumidor tarauacaense. Com o tempo, e a produção aumentando, as vendas para outros municípios será o próximo passo.
Narcélio Bayma, um dos responsáveis da administração da cooperativa, explica o novo momento do grupo. “Estamos fazendo quase de tudo. Queremos transformar este espaço da cooperativa como uma central de vendas, como a Ceasa em Rio Branco. Um local de referência tanto para nossos produtores, como para o consumidor. Com isso, os produtores podem definir o preço com autonomia, sem os atravessadores”, afirma.

Atualmente, a cooperativa trabalha com cerca de 250 agricultores, todos beneficiados com o projeto de fruticultura estadual nos últimos anos, pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA). Eles receberam mudas de frutíferas, como maracujá, acerola, açaí e outros, orientação e alguns equipamentos.
Agora, mostram autonomia e seguem o trabalho com as próprias mãos, com apoio de instituições como Sebrae e Emater. “Estamos fazendo a venda dos produtos dos cooperados direto aqui na cooperativa, na cidade”, explica Narcélio. A Cooptacre fica localizada na Avenida Tancredo Neves (Antiga Seaprof), em Tarauacá.














