Início / Versão completa
Acre

União de agricultores familiares renova cooperativa em Tarauacá

Por Redação Juruá em Tempo. 01/06/2019 11:55 Atualizado em 01/06/2019 12:04
Publicidade

Um trabalho que pretende alcançar mais de 500 produtores está mostrando a força da agricultura familiar em Tarauacá. A Cooptacre está desde o começo do ano renovando seu modelo de trabalho e comercializando a produção local, fortalecendo sua independência e autonomia dos trabalhadores rurais cooperados.

Publicidade

Farinha de mandioca, farinha de tapioca, goma, tucupi, polpa de frutas, banana, abacaxi, são alguns dos produtores vendidos diretos pelos produtores para o consumidor tarauacaense. Com o tempo, e a produção aumentando, as vendas para outros municípios será o próximo passo.

Narcélio Bayma, um dos responsáveis da administração da cooperativa, explica o novo momento do grupo. “Estamos fazendo quase de tudo. Queremos transformar este espaço da cooperativa como uma central de vendas, como a Ceasa em Rio Branco. Um local de referência tanto para nossos produtores, como para o consumidor. Com isso, os produtores podem definir o preço com autonomia, sem os atravessadores”, afirma.

Atualmente, a cooperativa trabalha com cerca de 250 agricultores, todos beneficiados com o projeto de fruticultura estadual nos últimos anos, pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA). Eles receberam mudas de frutíferas, como maracujá, acerola, açaí e outros, orientação e alguns equipamentos.

Publicidade

Agora, mostram autonomia e seguem o trabalho com as próprias mãos, com apoio de instituições como Sebrae e Emater. “Estamos fazendo a venda dos produtos dos cooperados direto aqui na cooperativa, na cidade”, explica Narcélio. A Cooptacre fica localizada na Avenida Tancredo Neves (Antiga Seaprof), em Tarauacá.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.