Ícone do site O Juruá Em Tempo

Após casos de meningite, procura por vacinação aumenta e esgota doses nos postos de saúde

Após os casos de meningite que deram entrada no  Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul, vindos dos municípios de Tarauacá e Ipixuna (AM), a procura pela vacinação da meningocócica, imunização que previne a doença, aumentou consideravelmente nas unidades de saúde. Mesmo com o município apresentando uma cobertura vacinal de 95%, acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, devido a elevação na procura, o número das doses esgotaram nas unidades.

Segundo o coordenador do setor de imunização, Joab Rocha, geralmente eram aplicadas em torno de 135 vacinações mensais, o que praticamente triplicou neste mês.

“Ainda não fechamos os registros, mas acredito que esse número vai mais que duplicar, pois zeramos o estoque que tínhamos de 400 doses em duas semanas”, falou.

O coordenador acredita que a diferença se deu em razão do público adolescente, que normalmente não realizava a vacinação e agora está procurando os postos.

“Os adolescentes não tinham hábito de e vacinar. As crianças eram trazidas por seus pais, tendo uma cobertura vacinal muito boa, mas os adolescentes não costumavam procurar, e essa procurar agora foi na maioria deles para ocasionar esse diferencial”, explicou o coordenador.

A vacina é voltada para crianças de 03 meses, 05 meses e reforço com 01 ano, além do reforço entre 11 a 14 anos. Além da meningocócica, as vacinas da BCG, pentavalente e influenza também previnem a meningite. As vacinas só estão sendo aplicadas para o público alvo.

“Não estamos em campanha instalada. O ministério da saúde não decretou estado de surto. Em Cruzeiro do Sul não tivemos nenhum caso confirmado, os casos foram de outros municípios, por isso a vacinação acontece conforme preconizada pelo Ministério da Saúde, conforme o calendário vacinal”, finalizou.

Sair da versão mobile