Ícone do site O Juruá Em Tempo

Imac emite nota sobre autorização para abastecimento de combustível por meio fluvial

Após o acidente registrado em Cruzeiro do Sul no dia 07 de junho, onde uma embarcação que transportava combustível explodiu, deixando 18 pessoas feridas e dessas seis faleceram, o transporte de combustível em embarcações entre Cruzeiro do Sul e os municípios de Porto Walter e Thaumaturgo foi suspenso por alguns dias. Após reuniões e audiências públicas, os órgãos de fiscalização e as empresas de combustível chegaram a um acordo. Com base nas definições, o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) emitiu uma nota esclarecendo a situação atual sobre o transporte.

Segundo o gerente do Imac, Levi Bezerra, o órgão concedeu uma autorização para utilização da área proposta pela Empresa Amazônia Transportes pelo prazo de 60 dias podendo ser prorrogado por igual período, mediante requerimento apresentado junto ao núcleo de Cruzeiro do Sul, apresentando à justificativa.

Levi destacou também que a suspensão foi feita pela própria distribuidora que exigiam um local adequado para que fosse feito o abastecimento de combustível.

Veja nota na íntegra

O Instituto do Meio Ambiente do Acre – IMAC, por intermédio do Núcleo de Representação do Juruá ratifica seu compromisso estabelecido na ATA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA RELACIONADA AO ABASTECIMENTO DE COMBUSTIÍVEL DOS MEIOS DE TRANSPORTES FLUVIAL, realizada no dia 10.07.2019, na qual o IMAC/SEDE firmou o seguinte compromisso “concederá uma autorização para utilização da área proposta pela Empresa Amazônia Transportes pelo prazo de 60 dias podendo ser prorrogado por igual período, mediante requerimento apresentado junto ao núcleo de Cruzeiro do Sul, apresentando à justificativa, tendo em anexo a ata da reunião, lista dos presentes e os decretos emergenciais.”

A empresa requerente protocolizou requerimento no dia 11.07.2019, ato seguinte o IMAC no dia 12.07.2019, expediu a Licença de Operação n. 192/2019, com exigências mínimas de segurança e válida por 60 dias, conforme compromisso firmado.  O IMAC esclarece que nunca suspendeu o abastecimento de combustível ou tentou obstruir como vem sendo imputado ao Órgão que desde o inicio desta celeuma se prontificou em colaborar com prontidão do seu corpo técnico e celeridade quando foi provocado.

Que não esqueçamos o fatídico ocorrido no dia 07.06.2019, envolvendo 18 (dezoito) pessoas, sendo 6 (seis) vítimas fatais, em razão da negligência, por fim, afirmamos que jamais colocaríamos a segurança e legalidade em detrimento de interesses políticos, financeiros e partidários.

Levi Bezerra de Oliveira

Cruzeiro do Sul – Acre, 16 de junho de 2019.

Sair da versão mobile