O Juruá Em Tempo

Municípios discutem Desenvolvimento Regional durante lançamento do Programa ‘Líder’ do Sebrae

Pelo menos 20 municípios do Acre participaram nesta terça-feira, 09, do lançamento do Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder) em Cruzeiro do Sul (AC), realizado pelo Sebrae. O principal objetivo do evento é estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.

O prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary, representou no evento a Associação dos Municípios do Acre (Amac).

“Em parceria com o Sebrae fortalecemos nossas microempresas, a agricultura familiar, os horticultores, e com isso eles começaram a criar seus próprios negócios, gerar renda e emprego. É preciso criar alternativas, e a parceria com Sebrae foi muito produtiva”, destacou o prefeito.

Participaram do encontro gestores públicos, empresários, representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil. A Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, Eliane Sinhasique, destacou a importância da participação dos municípios acreanos no evento, com abordagem no investimento local.

“O Acre tem muitos potenciais produtivos, como o gado, o café , a banana e o turismo, é um deles pra atrair pessoas para nosso estado. Só teremos emprego e renda quando tivermos muitas pessoas visitando o estado. Cada município tem suas potencialidades, seja uma aldeia indígena, a religião, um herói, um local, são potenciais que precisam ter visibilidade”, destacou.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Lauro Santos, as lideranças locais são identificadas e convidadas a debater intensamente questões que se harmonizam com as particularidades e potencialidades da região, elegendo prioridades que passam a compor a estruturação e formulação de um Plano voltado ao desenvolvimento sustentável da região.

“Nós entendemos que a melhor forma de desenvolver nossa região não é vir políticas de desenvolvimento do governo federal prontas, mas identificarmos os potenciais, discutirmos as possibilidades, os gargalos e qual órgão pode ajudar dentro de sua prerrogativa de atuação”, destacou.

Os resultados podem ser vistos nas áreas do agronegócio, turismo, educação e tecnologia.

Sair da versão mobile