24.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

ONG realiza projeto social e leva aulas de música para bairros de Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Levar esperança para crianças, jovens e adultos através da música, da cultura e da preservação ambiental tem sido o principal objetivo do Instituto Mattue, uma organização do terceiro setor, que oferece aulas de violão e teclado para alunos de baixa renda em comunidades da zona urbana e rural de Cruzeiro do Sul, através do Projeto ‘Mais Música’. A iniciativa atende ainda os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Guajará (AM).

O projeto já contemplou mais de 100 pessoas nos diversos lugares da cidade, usando a música como ferramenta de transformação social, motivação e terapia para todas as idades. As aulas são ministradas nos mais diversos locais, podendo ser na varanda de uma casa, em uma igreja, ou em qualquer lugar onde os ensinamentos possam ser transmitidos.

“A música é como um caminho , que quem escolhe percorrer não olha para os lados. Todos os projetos tem esse conceito, de mostrar a música como terapia, como oportunidade de trabalho, sendo essa uma alternativa de mudança de vida”, enfatizou o diretor presidente e também instrutor Ismael Matos.

O objetivo principal do projeto é formar turmas nas comunidades. Os professores vão até eles, e aprendem junto com os alunos, conhecendo muitas histórias e realidades de vida. Segundo Matos, uma das principais dificuldades encontrada pela ONG é a falta de instrumentos musicais, sendo que 90% dos alunos são de baixa renda.

“A maioria deles não tem condições de adquirir um instrumento, mas ficamos até reféns dessa situação. Deixamos de atender muitas pessoas devido a falta de instrumentos. Os alunos vão pegando emprestado de um e de outro, e vamos levando os trabalhos assim”, contou.

O Instituto Mattue conta com o desenvolvimento de outros dois projetos, o ‘Eu Sustentável’ e o ‘Som do Bem’.

Projeto ‘Eu Sustentável’

Neste projeto o Instituto Mattue trabalha as questões ambientais, conscientização, a educação ambiental, por meio de trabalhos com jardinagem e construção de hortas. As ações já aconteceram na Unidade Terapêutica Caminho de Luz e será levado para o Centro do Idoso. “Além da parte educacional, serve também como uma terapia para todos eles”, ressaltou o presidente.

Projeto ‘Som do Bem’

Ligado ao projeto ‘Mais Música’, o ‘Som do Bem’ tem como objetivo a realização de shows de louvor nos bairros, onde as aulas são realizadas, cobrando como entrada um quilo de alimento, que é revertido em cesta básica para doar às famílias dos próprios alunos de baixa renda, participantes do projeto. “Não visamos ganhar recurso, e sim uma causa. É claro que precisamos nos manter, quem tem condições contribui com algo, mas os que não tem fazem aula normalmente”, finalizou.

As pessoas interessadas em conhecer mais o Projeto podem acessar as redes sociais clicando aqui, ou entrar em contato com o diretor presidente através do telefone (68) 99905- 6629.

- Publicidade -
Copiar