A deputada estadual Antônia Rojas (MDB) leu da tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) um relatório que dá conta que a Secretaria de Saúde do Acre possui uma demanda de quase 12 mil pessoas aguardando nas filas por cirurgias. Ela salientou que o governo precisa resolver a situação e a atual secretária da pasta, Mônica Feres, precisa dizer a que veio.
Antônia Sales afirmou que não cabe mais ao governo dar desculpas de que a demanda reprimida é por conta da herança negativa da gestão passado.
“É como aquela frase que o deputado Nicolau Júnior costuma falar de que quem casa com a viúva assume os filhos. O governo não pode mais usar a desculpa de que essa fila imensa de pessoas aguardando cirurgias é culpa do governo passado. Temos um total de 11.261 cirurgias em espera. A atual secretária de Saúde precisa dizer a que veio, pois até agora não mostrou resultado”, diz.
A medebista afirmou que considera absurdo que tantas pessoas estejam sofrendo as consequências de não conseguirem realizar cirurgias.
“Tem pessoas que vêm do interior e precisam da cirurgia e seguem nas filas. Isso é cruel”, diz.
Antônia Sales salientou que entre as cirurgias que estão para serem realizadas estão mais de 4.526 cirurgias gerais, 1.350 ortopédicas e 1.149 urológicas.
“Temos pessoas em sofrimento e que precisam urgentemente serem atendidas. O ideal é que o governo realize uma mutirão de cirurgias”, diz.

