Galgani, mais conhecida como Gal, nasceu em Cruzeiro do Sul, mas há 30 anos mudou-se para Manaus com a família. Em 2016, depois de mais de 20 anos sem visitar a cidade natal, a mulher voltou para participar da tradicional festa religiosa, o Novenário de Nossa Senhora da Glória.
Desde então, todos os anos ela programa as férias do trabalho para o mês de agosto. “O que me motiva a voltar aqui é minha devoção à Padroeira. Eu não tenho mais família nenhuma em Cruzeiro Sul.Eu coordeno as minhas férias justamente para agosto para poder vir festejar, com o povo da minha terra, a festa de Nossa Senhora da Glória”.
Gal recorda que uma tradicional brincadeira feita na época de sua infância durante o Novenário. “Uma outra coisa que me lembra muito o Novenário é uma balinha enrolada no elástico, que os meninos jogavam nas meninas e que se chamava ‘puxa encrenca’”.
Nesta quinta-feira, 15, ocorre a procissão de encerramento do Novenário e o show com a cantora Eliana Ribeiro. A organização espera mais de 50 mil pessoas.

