O Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, chega a 101ª edição e espera receber pelo menos 40 mil fiéis na festa de encerramento, no próximo dia 15 de agosto.
“A gente sempre espera receber entre 40 a 50 mil pessoas no encerramento. Nosso novenário é a segunda maior festa religiosa da região Norte. É uma manifestação de fé do povo em devoção a Nossa Senhora da Glória e tem como objetivo se aproximar mais de Deus”, explica o pároco da Catedral, o padre Francisco Nepomuceno.
A abertura ocorreu no domingo (5), com uma missa na Catedral Nossa Senhora da Glória e reuniu mais de mil fieis, segundo informou o pároco Francisco Nepomuceno.
“Durante esse período nós realizamos missas, novenas e também a parte social com a venda de comidas e a realização de um leilão na primeira noite”, explica sobre a abertura do evento e devem continuar com estas atividades até a próxima quinta-feira (15).
O encerramento vai contar com uma missa, às 17 horas, e em seguida a procissão que deve percorrer algumas ruas do centro da cidade com saída e retorno na Catedral. Depois haverá o show católico com a cantora Eliana Ribeiro.
Ainda de acordo com o padre, as primeiras noites são mais tranquilas, com um público mais tímido, mas nos últimos dias começam a chegar pessoas de fora.
“Aqueles que são daqui e moram fora, outros vêm pagar suas promessas. É um período de aumentar a espiritualidade e manifestar a fé e devoção. Então recebemos muitas pessoas de fora”, contou.
Tema do novenário
Todos os anos, o novenário trabalha com temas específicos. Nesta edição, o objetivo é envolver os jovens nas ações, segundo explicou o padre Francisco.
“Nosso tema é Maria: ‘Uma Jovem de Fé’ e o objetivo é atrair mais os jovens a se aproximarem mais da igreja. E que eles vejam em Maria um exemplo de cristã, de alguém que foi fiel no evangelho e cumpriu a sua missão. Essa fidelidade que nós queremos, hoje, para as nossas gerações e para nossos jovens”, conclui.

