A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o Governo do Estado e a Faculdade de Medicina ITPAC firmaram, nesta quinta-feira, 15, um convênio de cooperação técnica e visita às instalações das unidades públicas de saúde do município.

Segundo o reitor da Uniptan, Ricardo Assunção, o convênio possibilitará que os alunos façam estágio nas unidades básicas de saúde e hospital da cidade.
“Esses convênios são firmados para que o Município e o Estado possam abrir os campos de estágio e de aprendizado para os nossos alunos. Os alunos vão frequentar as unidades básicas de saúde, hospital, maternidade e toda estrutura hospitalar que estiver disponível”.
O primeiro vestibular de Medicina está previsto para agosto, mas o processo depende da autorização do Ministério da Educação. A expectativa é de que a mensalidade seja de aproximadamente R$ 7 mil. Serão oferecidas 50 vagas anualmente.
Além disso, o reitor afirma que a instituição também oferecerá bolsas de estudo de 100%. O corpo docente que vai atuar até o quarto semestre do curso já está em capacitação.
“É um sonho! Quero agradecer ao deputado Alan Rick, que nos ajudou a fazer esse trabalho. Vamos ajudar a realizar sonhos de muitas famílias da nossa cidade, inclusive aqueles que não têm condições de pagar por que vão ter bolsas também. Também não tenho dúvidas que o preço será o melhor da região”, declarou o prefeito Ilderlei Cordeiro.
O prefeito destaca que a chegada de uma faculdade de Medicina no município vai movimento a economia local, sobretudo o mercado imobiliário. “Alunos de outros municípios e estados virão, isso é comum. O comércio imobiliário automaticamente começa a aumentar”.
O governador Gladson Cameli também participou da cerimônia e destacou: “Quem ganha é a comunidade, o Estado, as pessoas que acreditam no potencial do nosso estado para vir investir. Eu, como governador, quero abrir ainda mais as portas para que possamos ter mais investimentos. Na área de saúde, principalmente e, agora, vamos ter a oportunidade de ter profissionais formados na área de Saúde”.