Durante uma colação de grau da turma de Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, o vice-reitor Josimar Batista informou que a instituição só tem recursos para manter serviços básicos até meados de setembro.
O corte de 30% nos recursos federais, o que representa R$ 15 milhões a menos no orçamento da universidade, afeta diretamente gastos com água, energia, terceirizados, obras, equipamentos e realização de pesquisas.
Além disso, o corte também pode comprometer o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e atividades básicas da instituição. Do total de 278 bolsas de iniciação científica, 75 foram canceladas. Também foram suspensos editais para bolsas de extensão e estágio na instituição.
O vice-reitor afirma que já houve uma redução de 70% em alguns contratos de prestação de serviços. O dinheiro em caixa só dá para pagar a energia do próximo mês.
“Nós temos monitorado desde julho, reduzindo nossos contratos, em alguns contratos a redução chegou em 70%, em outros houve demissões de colaboradores terceirizados. Hoje, estamos em uma situação que a universidade só funciona até meados de setembro. A partir daí, se não haver o desbloqueio desse corte orçamentário, muitos dos nossos serviços, entre eles limpeza e manutenção, não tem como dar sequência na universidade. É muito triste”, lamentou.

