Na sessão da última terça-feira, 24, o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) apresentou requerimento solicitando a realização de perícia metrológica e técnica nos relógios eletrônicos de algumas unidades consumidoras, da Energisa, empresa de fornecimento de energia que opera no Acre.
O deputado explicou que vem recebendo diversas denúncias relacionadas ao consumo de energia, no estado. “As reclamações são de Rodrigues Alves a Assis Brasil. Não são pontuais. Tenho recebido denúncias de que os relógios digitais instalados pela Energisa estão acelerando o consumo de energia, isto é, que está havendo uma suposta fraude”, contou.
O deputado vem atuando de forma incisiva na causa e inclusive convidou a população a denunciar esses aumentos nas contas de luz, junto ao Procon e ao poder judiciário. “O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon e ajuizar ação na justiça conta a Energisa”, disse.
O documento apresentado por Duarte solicita a fiscalização do Ministério Público de Defesa do Consumidor, Inmetro e Instituto de Pesos e Medidas (IPEN), em parte das mais de 100 mil unidades consumidoras do estado. Roberto convidou ainda para manifestação contra o aumento no valor das contas de energia. “Na próxima quinta-feira, dia 26, às 9h estaremos em frente à sede da Energisa aqui em Rio Branco cobrando explicações. A sociedade não pode se calar diante dessa situação. Precisamos de respostas”, concluiu.

