Os deputados estaduais iniciaram a sessão desta quarta-feira, 18, repercutindo o resultado histórico da votação dos oito vetos governamentais apresentados na última semana. No fim da tarde da última terça-feira, 17, os deputados derrubaram, por unanimidade, os vetos do governo. Deputado Edvaldo Magalhães (Pc do B) foi o primeiro a falar sobre o assunto.
“Dia histórico. Foi a primeira vez na história do parlamento, que o governo foi derrotado sem uma única voz discordante, em que os deputados votaram nominalmente. O governo quis desautorizar e humilhar o parlamento”, disse.
Por sua vez, Jenilson Leite falou sobre o papel importante do presidente da Casa, Nicolau Junior (PP) e do líder do governo, Luiz Tchê (PDT). “ O deputado Luiz Tchê, líder do governo, teve uma postura correta no dia de ontem, votando conosco e ganhando ainda mais o respeito de seus pares. Da mesma forma, teve uma.postura exemplar o deputado Nicolau Júnior, presidente desta casa, teve um posicionamento corajoso e paciente, e também tem ainda mais do nosso respeito”, declarou.
O líder do governo também subiu à tribuna para repercutir o assunto. “O comportamento de ontem foi natural de democracia. Não há democracia com um parlamento tímido, não há governo forte com parlamento fraco. Na política não há contrato assinado, há a palavra, e palavra dada tem que ser palavra cumprida”, finalizou.

