Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Mâncio Lima recebe cerca de R$ 146 mil da Política Nacional Aldir Blanc para fortalecer a cultura local
  • Prefeito Zequinha Lima faz vistoria técnica na área do Carnaval de Cruzeiro do Sul
  • Gestante é resgatada de helicóptero após estrada interditada por lama no Ramal do Tico, BR-364; veja vídeo
  • Corpo de mulher trans é achado decapitado e com 6 tiros na cabeça
  • Medicina, direito e psicologia lideram disputa do Prouni 2026 no Acre
  • Corpo de cão Orelha é exumado e perícia pode revelar novos detalhes sobre morte do animal
  • Mulher que matou a mãe por causa de corte de cabelo da filha vira ré
  • Acre entra em alerta para chuvas fortes e ventos de até 100 km/h no Carnaval
  • Piloto que espancou jovem em Brasília vira réu por homicídio doloso
  • Apenas Cruzeiro do Sul terá Carnaval no Vale do Juruá; público deve chegar a 40 mil pessoas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, fevereiro 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Estatística mostra que Acre foi o segundo estado brasileiro que mais matou em 2017

Por Redação Juruá em Tempo.18 de setembro de 2019Updated:18 de setembro de 20193 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre foi, em números absolutos, o segundo Estado mais violento do país, com uma média de 63,9 assassinatos anuais para cada grupo de 100 mil pessoas, quando o limite tolerável pelo ONU (Organização das nações Unidas) é de 20 pessoas por cada grupo de cem mil e o Estado considerado o mais violento do mundo, Honduras, país da América central marcado por guerra entre narcotraficantes, foi de 55 por cem mil, segundo dados de 2017.

O Acre, com uma população estimada em menos de R$ 900 mil pessoas, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em termos de matanças, em 2017, ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, que matou, naquele ano, 63.880 vítimas, a média de 175 por dia. O Acre veio logo atrás, com 63,9% dessa mortandade, à frente inclusive do Ceará, Estado com uma população estimada em 9 milhões de habitantes, que matou, na mesma época, 59,1% do total de assassinatos ocorridos no Rio Grande Norte.

Os números emergiram, na semana passada, de levantamentos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, que trabalha com dados compilados pelas secretarias de segurança pública das 27 unidades da federação. De acordo com as análises dos estrategistas da área, os números são decorrentes da expansão do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criada em São Paulo Capital,

para o Norte e o Nordeste, que levou estados mais pobres da Federação, como é o caso do Acre, a conviverem, nos últimos anos, com um aumento exponencial nas taxas de homicídios.

O motivo seria o constante conflito da organização criminosa paulista com o CV (Comando Vermelho) ou grupos locais apoiados pela facção do Rio de Janeiro. Os oito estados que lideraram as taxas de homicídios no país em 2018, segundo o anuário da Segurança Pública, divulgado na semana passada, têm como similaridade o PCC em disputa por espaço com outras facções. Em seis casos, a disputa principal é justamente contra o CV. Em outros dois, a disputa por territórios envolve apenas grupos locais. Os levantamentos mostram que o total nacional de assassinatos entre 2016 e 2017, alta puxada por 12 Estados, dos quais nove pertencem à região Norte ou Nordeste. O Acre é o primeiro da Região Norte, seguido por Roraima e Amazonas.

As menores taxas de homicídios no país no mesmo período, segundo o mesmo levantamento, foram lideradas pelos estados de São Paulo, com 10,7% das mortes, Santa Catarina, com 16,5, e Distrito Federal, registrou 18,2 de mortes por cada grupo de em mil.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.