Após denúncia feita pelo Juruá em Tempo na última sexta-feira, 20, o INSS de Cruzeiro do Sul decidiu se manifestar sobre a situação. A reclamação da denunciante é com relação ao novo tipo de atendimento do órgão. Agora, a maioria dos serviços precisa ser previamente agendado pelo site do órgão ou aplicativo.
A denunciante reclamou que para cadastrar uma procuração o serviço precisava ser previamente agendado. Situação que, segundo ela, geraria custos para o beneficiário que mora em uma comunidade, que fica a três dias de barco do município.
O gerente da unidade, Fernando Júnior, explica que no caso em específico, a beneficiária não precisaria ir até a agência. Todo o serviço, inclusive de agendamento, pode ser feito pela procuradora.
“Desde julho de 2019, o INSS mudou completamente seu fluxo de atendimento a nível nacional. As agências não são mais canais de requerimento e agendamento de serviços, agora as agências são apenas locais para atendimentos agendados”, explicou.
Fernando destaca ainda que devido a defasagem de servidores no órgão, os serviços demoram, em média, de 20 a 30 dias para serem feitos após o agendamento.
“Há uma defasagem muito grande de servidores, o tempo de espera para o atendimento pode demorar um pouco. Até o INSS se adequar e colocar em dia os processos de serviços de manutenção”.

