O vereador de Cruzeiro do Sul, Romário Tavares (MDB) foi à Brasília nesta semana em busca de recursos e apoio para a construção do Laboratório Central de Saúde Pública do Juruá (Lacen). Segundo parlamentar, a unidade de saúde atenderia todos os municípios da Região.

“Durante muitos anos da minha vida, tenho lutado para que o governo do Estado construa um Lacen em Cruzeiro do Sul, que vai atender todos os municípios do Juruá, inclusive, os do Amazonas que fazem fronteira com a gente”, explica Romário.
Em Brasília, o vereador foi recebido pela deputada federal Jéssica Sales (MDB), que viabilizou uma audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O mdbista também dialogou com os senadores Sérgio Petecão, Mailza Gomes e Márcio Bittar e pelos demais deputados federais do Acre.

“Esse laboratório vai realizar exames de grande e média complexidade. O Vale do Juruá é uma região endémica a várias enfermidades e nós não temos um laboratório público para realizar esses exames. Quem precisa do serviço ou paga, na rede particular, ou é encaminhado para Rio Branco”, frisou Romário, que acertou junto ao Ministério da Saúde a visita de uma equipe técnica que vai estudar a viabilidade de instalação do Lacen.


