Rio Branco, Acre, 30 de outubro de 2020

Roberto Duarte propõe a redução do ICMS da conta de luz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Na sessão desta quarta-feira -feira, 2, o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) apresentou um anteprojeto de lei que reduz a cobrança do ICMS da energia elétrica. Segundo o parlamentar, a ideia do anteprojeto surgiu baseado nos números da arrecadação do Estado, divulgados na segunda-feira, 30, no último Relatório de Execução Orçamentária.

O relatório realizado até agosto desse ano, indica que a arrecadação já supera o montante de R$ 928.000.000,00, e o Estado poderá superar a expectativa inicial com esse tributo previsto na Lei Orçamentária Anual 2019, o qual ficou estimado em um pouco mais de R$ 1,1 bilhão possibilitando uma margem de renúncia de receita.

“Não é razoável cobrar um percentual de 16% (dezesseis por cento) para quem consome apenas entre 100kwh e 140kwh, assim como tributar de forma exorbitante um percentual de 25% (vinte e cinco por cento) para os consumidores que consomem um pouco mais de 140kwh. Ora, se a energia elétrica é essencial para a nossa vida nada mais justo que amenizar o tamanho da carga tributária da conta dos consumidores que já lutam muito para pagar em dia suas despesas mensais” disse Duarte.

Ainda de acordo com o anteprojeto, a presente proposta estabelece alíquotas de 15% (quinze por cento) nas faixas de consumo entre 101kwh a 150kwh, 20 % (vinte por cento) nas faixas de 150kwh até 200kwh e permanecendo o percentual de 25% (vinte e cinco por cento) já cobrado hoje, para quem consume acima de 200kwh.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.