Nesta terça-feira, 1, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Uma pessoa é considerada idosa a partir dos 60 anos, de acordo com o estatuto do idoso. Nesta fase da vida, em que geralmente ao idosos se aposentam é importante driblar os problemas que aparecem com o tampo. Problemas de saúde, equilíbrio, locomoção, emocionais , entre outros. A atividade física é uma excelente aliada para a manutenção da saúde da pessoa idosa.
Pensando no bem estar dos idosos, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realiza semanalmente, atividades voltadas para esse público, entre ela está o Grupo de Práticas Corporais, em que os idosos fazem ginástica, na Quadra do Aeroporto Velho.
Tereza Duarte, de 67 anos, é uma das participantes. “A ginástica é ótima pra gente, me sinto muito bem. O dinheiro que a gente recebe como aposentados é muito pouco e não daria para pagar uma academia, então ter esse serviço de graça é muito importante”, contou.
A enfermeira Audriana de Oliveira Costa, que integra a equipe do Nasf explica os benefícios da prática de atividade física para os idosos. “Ajuda no fortalecimento muscular, a liberar os hormônios do bem estar, fora a questão da criação de vínculos, porque aqui eles socializam e se sentem muito bem”, enfatizou.
A atividade física também auxilia no melhoramento da pressão arterial, frequência cardíaca e circulação. Além da parte física, a psicóloga Gabriela Matos conta que o envolvimento dos idosos nas atividades promovidas pelo Nasf também garante que ele tenho seus direitos garantidos e preserve sua saúde emocional.
“A gente faz um trabalho de acolhimento com eles, de forma que eles entendam quais os seus direitos e que qualquer problema pode ser retratado a nós. Geralmente nesta fase da vida, essa pessoas são isoladas pelos filhos, que não querem cuidar, acham que os pais dão muito trabalho e tudo isso acaba gerando tristeza, ansiedade e até depressão”, declarou.


