A jovem Rita de Cássia Albuquerque Andrade, de 24 anos, vai representar o Acre no Campeonato Nacional de Bocha, promovido em novembro, em São Paulo. A atleta paraolímpica conta com o apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que custeou as passagens dela e de sua acompanhante.
Rita começou a jogar em 2013, quando participou de sua primeira nacional. Por falta de apoio, ficou 3 anos inativa, retornando as atividades em 2017 permanece até o momento.
“Esse ano, fui prata no estadual e bronze no regional”, celebra a atleta que agradece o apoio da Prefeitura. “Meu agradecimento ao prefeito Ilderlei Cordeiro pelo incentivo e me permitir realizar esse sonho”.
Rita, que é formada pela Universidade Federal do Acre (Ufac) em Letras Português, defende pautas de inclusão e acessibilidade e sonha em um dia integrar a seleção brasileira de bocha.
“Não é nada fácil ser atleta paralímpica no Acre. É uma dificuldade enorme, mas tenho persistido. A Prefeitura tem se mostrado uma grande parceira, desde a gestão do Ilderlei. A Clínica Vitalle, da qual o dono me deu fisioterapia de graça, também tem sido fundamental”, destacou a atleta que é conselheira do Conselho Municipal de Esportes de Cruzeiro do Sul.


