O agente penitenciário Eudece de Souza faleceu há pouco na UTI do Hospital de Urgencia e Emergência de Rio Branco. Ele era o motorista de uma viatura que capotou na manhã desta quarta-feira, na BR-317, a caminho de Xapuri, levando outros dois colegas de profissão e dois presos. Eudece ficou mais grave (teve traumatismo craniano). Ele sofreu uma parada cardíaca quando estava recebendo tratamento médico na unidade intensiva.
Abaixo, a nota emitida minutos antes quando o governo ainda não sabia da morte do Agepen.
NOTA PÚBLICA
O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), diante do acidente envolvendo servidores da segurança pública e detentos do sistema prisional, na manhã desta quarta-feira, 16, vem a público esclarecer que:
1. O acidente ocorreu após um entroncamento, em área de obras da BR-317, sentido Rio Branco/Xapuri, durante transporte de presos à audiência judicial naquela comarca.
2. Encontravam-se na viatura o motorista penitenciário oficial Eudece Francisco Souza de Moraes, os policiais militares sargento J. Cesar, sargento Garcia e cabo Nilclimar e os presos Geovani Alves Pereira e José Maria da Silva Neto.
3. As vítimas foram atendidas, ainda no local, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Pronto-Socorro da capital.
4. O motorista Eudece Francisco Souza de Moraes se encontra em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto Socorro e, por esse motivo, as equipes que realizam o acolhimento e acompanhamento de saúde dos servidores do Iapen, estão empenhadas em dedicar o melhor serviço, inclusive à família.
5. Os demais passageiros tiveram ferimentos leves com fraturas e arranhões e não correm risco de morte, sendo necessário apenas os cuidados ambulatoriais.
6. O Iapen aguarda o resultado da perícia para verificar qual o motivo do acidente e ressalta que a viatura utilizada durante o deslocamento foi recentemente entregue ao Sistema Penitenciário para o transporte de presos.
Rio Branco – Acre, 16 de outubro de 2019.
Lucas Gomes
Presidente do Iapen

