23.5 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

Neuropsicólogo de Cruzeiro do Sul fala sobre ansiedade e seus sintomas

Por

- Publicidade -

Os brasileiros têm vivido uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros, ou seja, 9,3% da população convivem com o transtorno.

Segundo o neuropsicólogo, Antônio Mota, em Cruzeiro do Sul, a situação é diferente. “A ansiedade é um assunto muito recorrente, as pessoas têm muitas dúvidas sobre o assunto. E muitas vezes se autodiagnosticam com ansiedade ou algum transtorno específico”.

O profissional alerta e, ao mesmo tempo, tranquiliza aqueles que ainda não sabem se sofrem de transtorno de ansiedade.

“Precisamos saber que a ansiedade em geral é natural do ser humano. Estar ansioso ou preocupado com alguma coisa é normal. Mas precisamos ter cuidado na identificação dos sintomas, saber o quanto ele está sendo prejudicial nas atividades laborais, ou seja, o quanto isso impede que eu leve uma vida normal”.

Os sintomas mais comuns são taquicardia, sudorese, preocupação em excesso, dentre outros. Mesmo identificando os sintomas, a pessoa precisa procurar ajuda de um profissional seja psicólogo ou psiquiatra, dependendo do caso.

Mas como combater e/ou prevenir sintomas de ansiedade? O neuropsicólogo e direto: “Viva o hoje. A antecipação é estar preocupado com o futuro, com alguma situação que ainda não aconteceu”.

- Publicidade -
Copiar